Lilypie Third Birthday tickers

Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sentimento de culpa

Eu sei que cada criança tem o seu próprio ritmo, mas estava a ficar muito preocupada porque o Rafa, apesar de tentar levantar-se ainda não conseguia, ainda não se agarrava às coisas para tentar se mover. E não sei como há 2 semanas fez-se luz: só podia ser por causa das fraldas reutilizáveis. São mais pesadas e muito menos maneaveis, o que faz com que ele tenha de fazer muito mais força para tentar mover-se e como ainda não tem a força suficiente não conseguia. Agora às vezes já consegue levantar-se, mas ainda com alguma dificuldade. Andar anda bem, mas só agarrado a nós. Ainda não anda agarrado às coisas...

E agora vivo com este sentimento de culpa. Mas que raio de mãe não se apercebe que está a atrasar o desenvolvimento do seu filho porque lhe coloca as fraldas reutilizaveis?  Por lado tento fazer o melhor para o meu filhote e que para mim seria a utilização deste tipo de fraldas, mas com isso atrasei-lhe o seu normal desenvolvimento ? Porque é que não me apercebi mais cedo? Mea culpa!

4 comentários:

Futura mãmã disse...

Rs nao se sinta culpada... talvez ainda nao fosse a altura dele..e agora que ele tem mais força e mais segurança da esse passo maior...
Nao se culpe por isso..voce nao sabe se atrasou alguma coisa.ate porque ele agora ja o faz...

Beijo

Mara_Q disse...

Desculpa vir meter o bedelho, mas garanto-te que não és má mãe. E muito menos as fraldas reutilizáveis são responsáveis por os nosso bebés adquirirem competências motoras mais tarde ou mais cedo. Tenho dois filhos e ambos usam fraldas reutilizáveis. O João tem 3 anos e meio e ainda usa à noite e a Rita tem quase 16 meses e usa fraldas reutilizáveis em exclusivo desde os 11 dias de vida. Comparando com a irmã, o João evoluiu mais rapidamente a nível motor em algumas coisas. Mas cada bebé é diferente do outro e a Rita agora é uma mexida, um verdadeiro furacão.
Beijinhos

disse...

eu nao acho que seja da culpa das fraldas pois os especialistas dizem que graças a este tipo de fraldas as perninhas dos bebes andam bem posicionadas e ajudam ao bom desenvolvimento da anca dos bebes por isso nao te deves culpar porque cada bebe o seu ritmo,tu bem o disseste!!

um grande beijinho

Futura mãmã disse...

Oi...... Que tem de comer bolo e isso ne... VOu fazer amanha

Enviar um comentário