quinta-feira, 21 de outubro de 2010

25 semanas...

Já só faltam 105 dias!

Pêlo por todo o lado – porque cresce e formas seguras de o retirar.

O bebé não é o único com mais cabelo – é possível que a sua cabeleira esteja agora mais densa e brilhante do que nunca. A verdade é que não lhe está a nascer mais cabelo, mas sim que está a perder menos do que o habitual. Poderá também detectar que os pêlos do corpo estão mais escuros e espessos e acontece frequentemente o aparecimento de novos pêlos no queixo, lábio superior, maxilar, maçãs do rosto, peito ou barriga, devido a um aumento das hormonas sexuais, os andrógenos. Tudo regressará ao normal nas primeiras semanas após o parto. É provável que já não se consiga mexer com a mesma graciosidade de antes. É seguro continuar a praticar exercício, mas seja sensata: não faça exercício se se sentir extremamente cansada e pare se sentir alguma dor ou simplesmente cansaço, tonturas ou falta de ar. Não se deite de costas demasiado tempo nem faça exercícios em que possa perder o equilíbrio. Lembre-se de beber muita água e reserve tempo para os períodos de aquecimento e de relaxamento.

Quando fizer o teste da glicemia entre as 24 e as 28 semanas, o seu médico pode aproveitar para retirar mais sangue para verificar se tem anemia. Embora o volume sanguíneo aumente drasticamente durante a gravidez, a quantidade total de glóbulos vermelhos fica diluída – um problema a que se chama por vezes anemia fisiológica e que é comum no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Se as análises ao sangue revelarem que tem anemia, o médico recomendará provavelmente um suplemento de ferro.

DICA DE CONFORTO
Remover com segurança os pêlos em excesso

É seguro retirar os pêlos com pinça, cera ou lâmina, mas limite a utilização de cremes tópicos de depilação ou loções que afirmem abrandar o crescimento dos pêlos. Pequenas quantidades destes produtos podem ser absorvidas pela pele e a sua segurança durante a gravidez não foi devidamente estudada. Quanto às técnicas de depilação permanente – laser e electrólise -, estes procedimentos são aparentemente seguros durante a gravidez, mas podem ser bastante dolorosos e dispendiosos. Poderá concluir que já teve desconfortos suficientes durante a gravidez e a despesa pode não valer a pena, já que a maior parte destes pêlos desaparecerá três a seis meses após o nascimento do bebé.

0 comentários:

Enviar um comentário