Se ontem viram na RTP1, o programa Praça da Alegria, então viram que estavam em Monção. Ontem também estive lá, uma vez que é a terra do V. Os meus pais também foram e apesar do calor eu adorei ter ido.
E perguntam vocês o que é a Coca?
No norte de Portugal, a coca é representada por um dragão com escamas. Na vila de Monção, conhecida como a terra da "coca", ela é chamada de "santa coca" ou "coca rabixa". Na festa do dia do Corpo de Deus a coca é o dragão que luta com São Jorge na representação da lenda de São Jorge e o dragão. Há referências à Festa da Coca desde o século XVI.
Após a Procissão do Corpo de Deus, o povo reúne-se no Campo do Souto, antigas instalações do caminho de ferro. O combate das Festas do Corpo de Deus decorre num anfiteatro em terra batida construído em paralelo ao troço que chegou a ser aberto até São Gregório. A coca (o dragão) – uma estrutura de madeira com um homem no interior – e um cavaleiro representando S. Jorge, com uma capa vermelha, elmo e lança, iniciam a "luta". A coca é empurrada, contra o cavalo, enquanto o cavaleiro tenta enfiar a lança na mandíbula da fera. São Jorge tenta lançar um golpe sobre a orelha da coca. A coca sem a orelha perde a força. (Wikipédia)
Diz o povo que se o cavaleiro conseguir tirar a orelha à coca é sinal de bom vinho. Portanto este ano vai ser um bom ano de vinho Alvarinho.
0 comentários:
Enviar um comentário