Lilypie Third Birthday tickers

Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

Festinha do dia da mãe (sentimentos contraditórios)

E ontem lá fui eu à festinha do dia da mãe do infantário. O Rafinha estava lindo e estava surpreendido por ver tanta gente na salinha dele. Na entrada estavam as nossas fotos com os filhotes e uns corações por cima das fotos para completarmos a frase "enches-me o coração porque..." e eu lá escrevi porque sorris para mim todos os dias, porque me dás alegrias, porque és o meu amor.

Em seguida fomos para uma sala onde os miúdos fazem ginástica, colocaram música e estivemos a dançar com os nossos pequenotes. O Rafa estava espantado, não falava, não queria dançar eheheh, mas peguei-o ao colo e dançei assim com ele. Depois viemos novamente para cima para a sala dos 2 anos e estivemos a lanchar todos e a brincar. O Rafa pegou num livro como de costume e foi para a janela que estava lá um pássaro e a Pipoca, que é a cadelinha do infantário. Enquanto comiamos e brincavamos, a Fátima deu-nos esta prendinha que é um bloco para apontar recados.



A educadora do Rafa veio ter comigo e disse que precisavamos de falar. Disse-me então que o Rafa vai começar a ir aos bocadinhos para a salinha 1/2anos durante a próxima semana. E disse eu não queria mãe mas tem de ser não é! E aí caí em mim e de repente lembrei-me ele vai ficar sem a Fátima. Eu disse-lhe que o ideal seria a Fátima ir com o Rafa para a nova sala e as lágrimas vieram-me aos olhos. E enquanto ela falava comigo a explicar as mudanças da nova sala eu só me apetecia chorar. Por um lado ele tem de mudar de sala, estar com miudos mais da idade dele, ser estimulado de outra forma e por outro vai deixar a Fátima que cuidou dele desde os 7 meses, que o conhece bastante bem. No caminho para casa, só em pensar que o Rafa vai para uma nova sala, cheia de coisas novas, de pessoas e crianças novas, e principalmente ficar sem a Fátima, chorei, chorei, chorei e não conseguia parar de chorar! E ainda agora ao escrever esta mensagem choro. Não é que me assuste ele mudar de sala, porque o Rafa adapta-se bem às pessoas e não estranha, mas acho que será mesmo por ficar sem a educadora que ele tão bem conhece, mas a vida é feita de etapas e esta é mais uma!

8 comentários:

Escolhendo o sexo do meu bebe. disse...

Que fofo....parabens ,mamae
bjkas

Anónimo disse...

Como somos lamechas e sensíveis!

De facto não há coincidências.....eu passei e estou a passar por uma situação identica. A auxiliar da educadora do francisco também vai sair do colégio por motivos pessoais, vai emigrar. Quando a educadora me disse, partiu-se-me o coração. O francisco iria deixar de conviver e de ver a ana que tanto o ajudou no inicio que ele foi para o colegio. O francisco é uma criança muito introvertida e, no início só queria e só falava com a ana. para comer era a ana para dormir era a ana....td a ana. Ontem foi a festa do dia da mae e o ultimo dia da ana no colegio.... estava feliz e ao mesmo tempo pela partida da ana...nunca me irei esquecer das ultimas palavras dela: "adeus francisquinho, não foi muito tempo que estivemos juntos (8 meses) mas foi o suficiente para te guardar no meu coração".....deves imaginar como estou a escrever esta mensagem: lavada em lágrimas.....eu só penso quando segunda feira for para o colegio, já não vai la estar a ana.

Porque é que sou assim tão lamechas ou sei lá o que?!
Por isso, como eu te compreendo! Na vida há varias etapas e acontecem coisas para as quais devemos estar preparadas.

PS: No colegio do francisco quando entram para lá a educadora acompanha-os desde que entram até sairem. O francisco só entrou aos 3 anos mas a educadora sera a mesma até aos 5 anos.

Bjinhos par voces.

Liliana Ermesinde

Rafaella disse...

Que lindoooo presente...
Fica triste não mamãe, concerteza ele vai ter uma outra educadora otima ;)
Bj

PussinBoots disse...

As mudanças às vezes custam-nos mais a nós do que a eles. Vais ver que vai correr tudo bem com o teu príncipe :) Bjs

Vânia e Mariana disse...

Olha, eu acho que devias pensar bem se ele deve mudar de sala.....
Pq ele vai entrar num ciclo fechado...Ou seja todas as alterações que ela te esteve a explicar, as novas rotinos (calculo mais ou menos quais, porque me lembro da Maa riana) os miudos começam todos juntos ao mesmo tempo em Setembro...Ele vai entrar num nucleo fechado com os meninos que já tem as mesmas rotinas, os amiguinhos, já se conhecem, etc....
Calro que eu estou a falar de cor, e da minha experiencia com a MAriana e com o infantario dela, não sei como são os outros e neste caso o do Rafa....Mas se assim for, tu vias querer que ele mude sempre nesta altura de sala...Eu detestaria que a MAriana agora mudasse de sala, porque mudava de amigos, de educadora, de auxiliar, de rotinas, principalmente de rotinas.....
E em Setembro, a sala onde ele ta agora vai toda para a sala dos 2 anos e ele? fica na do 1 ano?
Pensa bem, antes de tomares essa decisão, mas tu é que es mãe e o conehces a ele e a realidade do infantario :)

beijinhos grandes,

Vânia e Mariana disse...

Falei, falei e não falei do dia da mãe, lol :)
Que bloco tão giro :)São estes moemntos que ficam eternamente gravados na nossa memoria.
Eu vou agora para lá :)

Beijinhos,

Em busca do sonho disse...

Vânia, esta transição é diferente da próxima, ou seja, do berçário para a sala do 1/2 anos e da sala dos 2/3 anos. O Rafa é o mais velho do berçário. Tem 15 meses e o mais velho a seguir ao Rafa tem 10 meses. Os restantes andam à volta dos 6/7 meses, por isso é uma grande diferença de idades. Esperar que o Rafa mude apenas em Setembro vai fazer com que em termos de desenvolvimento ele fique atrasado em relação aos outros meninos da idade dele. É que a sala do berçário não tem educadora, apenas auxiliar :( Quando chego à sala está o Rafa de um lado para o outro e as restantes crianças ou estão sentadas no chão ou na cadeira de baloiço, por isso é uma grande diferença. E ainda por cima agora chegaram 2 novos bebes de 6 meses, gemeos!

Na sala 1/2 anos ele vai encontrar crianças que já estiveram com ele no berçário, tinha o Rafa por volta dos 10 meses. E claro que esta transição não é feita de um dia para o outro, mas durante esta semana ele vai passar bocadinhos do dia lá para se habituar à sala e a educadora, já que a auxiliar ele já está habituado. E acho que lhe vai fazer muito bem. Ele está a precisar de outras actividades que não seja estar a brincar com a bola o dia todo.

A minha grande preocupação prende-se com o horário da sesta, uma vez que ele vai passar a fazer só uma sesta depois do almoço mas pode ser uma mais valia para mim... pode ser que ele de tão cansado que esteja durma a noite toda lol. Ele está habituado a dormir de manhã, a seguir ao almoço e às vezes depois do lanche, mas ultimamente esta já não faz lá no infantário.

Mas tenho para mim que vai ser muito positiva esta transição. As próximas só passa quando os restante meninos passarem, porque na outra sala tem meninos com 18 meses.

Vânia e Mariana disse...

Pois se é assim, mais vale mesmo ele mudar....Por isso disse, que me referia a realidade que eu tinha da Mariana, mas a sala da MAriana cresceu toda, era já todos grandes....

Em relação a dormir, eu acho que para ti vai ser optimo :) Porque ele vai dormir muito pouco (em relação ao que dorme agora) no infantario, por isso vai andar muito cansado :)

Beijinhos,

Enviar um comentário