quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

31 semanas... já só faltam 9!

Já só faltam 63 dias!



O peito a escorrer e as contracções de Braxton-Hicks.

Pode já ter dado conta que, nos últimos tempos, o seu peito começou a escorrer colostro, ou pré-leite. Algumas grávidas verificam esta perda de líquido, enquanto outras não. De qualquer modo, pode ficar descansada, já que o seu peito está a fazer aquilo de que necessita para preparar o aleitamento do bebé. Reparou que os músculos do seu útero se contraem de vez em quando? Algumas mulheres sentem estas contracções aleatórias – chamadas contracções de Braxton Hicks – na segunda metade da gravidez. Com uma duração de 30 a 60 segundos, não são rítmicas e são irregulares e, nesta fase da gravidez, deverão ser pouco frequentes e indolores. No entanto, até às 37 semanas, o bebé ainda é considerado prematuro. Se sentir contracções frequentes, mesmo que não doam, pode ser sinal de parto prematuro. Contacte de imediato o seu médico se sentir um aumento ou alteração do corrimento vaginal (especialmente se for aquoso, mucoso ou rosado ou tiver sangue), dores abdominais ou dores do tipo menstrual, mais do que quatro contracções por hora, aumento da pressão na zona pélvica ou dores no fundo das costas, especialmente se não as tinha antes.

EXPLICAÇÃO
Porque está o meu peito a escorrer?
Qualquer líquido que escorra do peito é sinal de que o corpo está a preparar-se para amamentar o bebé. O que está a ver chama-se colostro, uma substância amarelada e rica em gorduras que alimentará o bebé antes da subida do próprio leite, alguns dias após o nascimento. O corpo começa a produzir colostro nos últimos meses da gravidez e, se escorrer, isso significa que está tudo a andar, explica Katy Lebbing, consultora de amamentação certificada junto da Liga La Leche internacional. "Se o seu peito não escorrer, isso também é normal", acrescenta. "Esta é apenas a forma natural do seu corpo se preparar para o processo."

DICA DE CONFORTO
Lidar com o aumento do peito e quando começa a escorrer
O seu peito está em grandes preparativos para a produção de leite para o bebé. Veja como lidar com esta fase de transição:
• Proteja a roupa usando discos de amamentação de algodão (disponíveis na maioria das lojas de produtos para bebé e nas grandes superfícies). Estes pequenos discos absorventes côncavos são vendidos sob a forma descartável ou lavável e podem ser introduzidos sem ninguém notar por dentro do soutien, de modo a absorver eventuais perdas de líquido.

• Se o seu soutien actual estiver demasiado apertado e estiver a pensar amamentar, pondere comprar e usar um soutien de amamentação. Vai precisar de um daqui a poucas semanas e o tecido é muitas vezes mais grosso do que o de um soutien normal, pelo que absorve perdas ligeiras ou pouco frequentes. Compre um soutien de amamentação com pelo menos um tamanho de copa acima do que veste agora, de modo a adaptar-se ao aumento do peito que ocorrerá com a subida do leite.

0 comentários:

Enviar um comentário