Lilypie Third Birthday tickers

Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Hoje foi dia de vacinas

Finalmente as vacinas dos 12 meses foram tomadas aos 14 meses! Como ele estava sempre doente, esperei que ele estivesse a 100%. Como isso era muito difícil, porque ele anda constipado e com expectoração, decidi marcar para hoje.  Ele portou-se bem, chorou um bocado aquando das picadelas mas depois parava. 

Ficou agendada dia 17 de Maio a última dose da Prevenar (15 meses). Com estas noticias até tenho receio!

sexta-feira, 23 de março de 2012

14 meses de puro amor...

Nem acredito que já se passaram 14 meses desde o primeiro momento que te peguei. O tempo passou tão rapido! Mas estou a adorar cada momento que me proporcionas e a felicidade que me dás todos os dias.

Aos 14 meses:

  • Tens mais um dentinho (7 no total)
  • Já percorres a casa toda
  • Adoras brincar às apanhadas
  • Adoras animais
  • Dizes bola perfeitamente
  • Dizes "pe" para dizer piu-piu
  • Dizes ola muitas vezes seguidas
  • Fazes miminhos nas outras crianças sempre que as vês.
  • Levantas a mão e dizes "tau" para nos bater!! (What?)
  • Adoras comer massa, principalmente esparguete que sugas todo para dentro da boca
  • Queres pegar nas colheres para meter a comida na boca e já o consegues, mas às vezes vai mais para fora do que para dentro.
  • Tentas calçar os nossos sapatos
Obrigada filho por todos os momentos que me proporcionas! 

AMO-TE MUITO FILHOTE!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um momento só nosso

Tem sido assim desde o primeiro dia que te vi... um momento só nosso. Amamentar tem sido uma experiência tão gratificante e cada vez mais. 

Estes últimos dias, quando te estou a dar de mamar, tenho-te contemplado e na minha cabeça passam mil e uma imagens desde que tu nasceste. Ponho-me a pensar como cresceste, como já não és um bebé, como já estás tão crescido, como já quase não cabes no meu colinho. Enquanto vais mamando, eu pego nas tuas mãos, cheiro-as, sinto-as e quero guardar para sempre esse cheiro e esse toque. No final, encostas a tua cabeça ao meu peito, pões a chupeta e ficas com a tua mão no ar à espera que eu coloque a minha junto à tua. Depois... depois entrelaças os teus dedos nos meus, percorres a minha mão e no final pousas a tua mão no meu peito.

E que bem que sabe... um momento só nosso!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Touch

Ontem estreou esta série na Fox e eu ADOREI. Fique presa à televisão. O Rafa estava KO ontem e deitei-o às 21h, geralmente deito-o entre as 21:30h e as 22h. E ele ficou quietinho, caladinho e eu consegui ver a estreia do inicio até ao fim! YES!!!

Aconselho!
 

Vacinas Rotateq e Prevenar 13

Quando li isto aqui e chego a casa e está a dar a mesma notícia, fui logo ver no boletim de vacinas do Rafa qual eram os lotes que tinham sido ministrados. Na vacina da gastroentrite eu dei Rotarix e portanto estava descansada, mas na Prevenar não. Mas a última já tinha sido há algum tempo e se tivesse havido problemas acho que seria logo na altura. O problema é que a próxima e última dose aproxima-se portanto vou estar atenta.


Para quem não sabia aqui fica a informação:


Informação importante a quem deu ou vai dar estas vacinas. Ainda não se sabe a causa, conta-se que há crianças a serem hospitalizadas. 


Circular Informativa N.º 069/CD Data: 19/03/2012
...
Para: Divulgação geral

Contacto no Infarmed: Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Linha do Medicamento: 800 222 444; Tel. 21 798 7373 Fax: 21 798 7107; E-mail: cimi@infarmed.pt

Na sequência da receção de uma notificação de suspeita de reação adversa grave, o Infarmed, como medida de precaução, determina a suspensão imediata de utilização das seguintes vacinas:

- RotaTeq, solução oral, lote nº 1590AA/0671579, prazo de validade 31/05/2013

- Prevenar 13, suspensão injetável, lote nº F73745 (917690), prazo de validade 31/05/2014

Atendendo a que estes medicamentos são dispensados em farmácias e administrados por profissionais de saúde, as entidades que possuam estes lotes de medicamentos não os devem dispensar ou administrar, até que seja concluída a avaliação resultante da presente situação.

Com o coração apertadinho

É assim que fiquei quando deixei o Rafinha no infantário. Ele ultimamente choraminga quando eu venho embora, por isso tento sempre despachar-me para ele nem ter tempo de se aperceber que vim embora. Mas hoje custou-me... porque hoje ficou mesmo a olhar para mim, com aqueles olhinhos que me deram tanta pena. 

Tem de ser filhote e não penses que te estou a abandonar. A mãe precisa de trabalhar, tu precisas de ganhar a tua independência e brincares com outros meninos.  Mas não te preocupes que a mãe vai sempre buscar-te o mais cedo possível.

Amo-te filho!

terça-feira, 20 de março de 2012

Mais um dente


No domingo e com 13 meses, 3 semanas e 3 dias eis que encontramos a nascer um novo dente. Aleluia! Pensei que ele fosse ficar "bi-dente" no maxilar inferior mas não. Agora está "tri-dente" eeheheh!

Por isso é que andava com falta de apetite e a choramingar mais à noite. Eu que o descobri fiquei logo toda contente, bati palmas, enfim fiz a festa e ele espantado a olhar para mim! Sim filho, a mãe tem destas coisas mas digo-te já que não passa. É de nascença :P

Do dia do pai

Então o pai lá foi ontem ter com o Rafinha ao infantário e esteve com ele a brincar com bolas claro! Lancharam todos juntos (pais e filhos) e no final o pai recebeu esta prendinha, dentro de um saco azul e lá dentro um porta guardanapos e uma folha com os dedos marcados do Rafinha!


segunda-feira, 19 de março de 2012

Para o meu papá!

Parabéns papá! Que tenhas um dia muito feliz e logo às 16h espero por ti na minha escolinha!

Eu sei que raramente vens ao nosso cantinho, mas a mamã depois mostra-te as palavras que te estou a "escrever" agora. Sabes papá eu gosto muito de brincar contigo, principalmente com a bola. Fazes-me rir  tanto quando pegas em mim e começas a dar pontapés com os meus pés na bola. Até deliro!! Adoro quando vens atrás de mim a correr e eu fujo ou quando brincas comigo e com o cavalo! Gosto de dormir contigo de manhã, encostadinho a ti... sabe tão bem. E os miminhos que me dás quando eu acordo, esses nem se fala!

E desculpa papá pelos pontapés que te dou na cama quando durmo contigo, mas é só para saber se estás lá e não me deixaste sozinho. A mamã diz que são massagens mas está enganada eheheh!

Obrigada papá por todo o teu amor.

bjinhos do teu filhote que te AMA MUITO.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Como eu gosto de massa !

Pois é o Rafinha adora massa. Qualquer tipo de massa (não sai à mãe!). Ontem fiz esparguete com frango. Fiz a calda para o frango durante a tarde, porque depois com ele lá em casa fica mais complicado, e deixei apurar bem. Ficou bastante apetitosa.

Depois de chegar a casa, lá estufei o frango com esparguete e fomos jantar. Eu estava a comer sopa e disse ao pai para lhe ir dando a comida e ele nem sequer dava tempo do pai arrefecer um pouco a comida, que ele apontava logo e queria mais. Depois de já ter o estômago já aconchegado (não esquecer que ele já tinha comido 200ml de sopa) sossegou um pouco. Mas agora queria um prato para ele comer com as mãos. E já não é a primeira vez que ele pega num pedaço de esparguete e o suga para a boca, como aquele filme dos cães "A Dama e o Vagabundo". Claro que escusado será dizer que às tantas tinha massa na testa, na cara, no cabelo, na roupa, nas mãos, na cadeira, no chão, etc, etc... mas eu não me importo nada. Foi logo para o banho e ficou como novo eheheh!




quinta-feira, 15 de março de 2012

E no domingo...

...fomos aproveitar o bom tempo, o sol, o calor e fomos até ao Parque da Cidade/Praia de Matosinhos. Bem afinal estavamos enganados... não estava assim tanto calor, pelo contrário, estava um vento desagradável!

O Rafa adorou, andava só atrás dos cães e das bolas. Parecia um tolinho. Queria ir sozinho e eu não o deixava, então puxava-me na direcção que ele queria ir. Mas deu para ele ver os patos, pombos, cães, bolas, mar, praia e muita gente que sempre que passava por ele esboçavam um sorriso ( e eu toda orgulhosa). 

O pior disto tudo não foi o vento, não foi o frio mas sim um cão ter lambido a boca do Rafa (que nojo!!!)... mas pronto a vida tem destas coisas e há que agir de forma natural (peguei logo numa toalhita da detol e limpei-o).


Ontem não resisti...

... e perdi a cabeça por estes sapatos lindos de morrer para ir a um batizado. Eu sei que estou muiiiiito troikada mas foi mais forte do que eu! 

Também não comprei roupa, vou levar o vestido que levei ao batizado do Rafa, por isso compensou eheheh (a desculpa que dou a mim própria!).



quarta-feira, 14 de março de 2012

Ele e as bolas!

O seu brinquedo preferido são sem dúvida as bolas. Não gosta de peluches, bonecos, nada. Também gosta de livros mas bolas são a sua perdição. Vê o jogo de futebol, fala em bola. Vê o um livro e algo que seja redondo é uma bola... é bolas por todo o lado.

E agora que já anda sozinho, parece um maluco sempre atrás da bola! Ah! E o que ele mais diz é "bola".


Coisas que me irritam

Eu sei que é praticamente impossivel não fazermos comparações entre crianças. Digam o que disserem toda a gente o faz. 

Costumam muito comparar o que o Rafa come. O meu filho não é de comer em grandes quantidades, mas come da forma que eu acho que é a mais correcta: come pouco e várias vezes (3h em 3h, às vezes quando come o iogurte passadas 2h30m dou-lhe a sopa). Ele come a quantidade que acha necessária para ele. Aprendi a não insistir... para quê para ele vomitar tudo? Para eu ficar toda stressada? Deixei-me disso... 

Agora quando ficam todos orgulhosos porque os filhos estão no percentil 90 ou até nem tem percentil, por favor! Uma criança que ainda vá fazer 12 meses estar a vestir roupa 24/36 meses acho um pouco preocupante. Mais tarde torna-se numa criança obesa e depois é muito pior. Falo por experiência própria quando me apercebi que estava demasiado gorda e resolvi por pés a caminho antes de engravidar e ficar num peso saudável para ter uma gravidez saudável. Assim perdi 16kg e digo-vos que não fiz dieta mas sim aprendi a comer de uma forma saudável, sempre sem deixar de comer as coisas que eu gosto!

E vão ser esses hábitos que vou incutir ao meu filho e que numa alimentação saudável também entra o guloseimas, os doces, etc para além da comida saudável.

terça-feira, 13 de março de 2012

E nada como este bom tempo...

... para lavar e secar as fraldas do Rafinha. Ponho a secar de manhã e à tardinha estão secas!!

Depois venho com mais tempo para contar as últimas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Selinho

Recebi este selinho da futura mamã Miriam e já estava com atraso, mas ainda vai a tempo. Obrigada Miriam!

 


Regras:
  • Responder a algumas perguntas.
  • Citar o blogue que deu o selinho.
  • Indicar 7 blogues para dar o selinho.

7 coisas que tenho de fazer:
  • Arrumar o armário do Rafa e guardar toda a roupa que já não serve.
  • Arrumar a minha gaveta da mesa de cabeceira (está cá uma confusão).
  • Cuidar mais de mim.
  • Ter mais calma e paciência.
  • Respirar fundo e contar até mil quando estiver mais irritada (por causa dos alunos)
  • Procurar outro trabalho.
  • Ser mãe novamente.
7 coisas que mais digo
  • Amo-te muito filhote!
  • Amo-te amor!
  • Anda cá filho.
  • Que riqueza de filho (depois de ele me dar beijos lambuzados).
  • Não!(quando o Rafa está a fazer asneiras ou quer fazer)
  • Beijinhos e até logo!
  • Xau!
7 coisas que faço bem
  • Cuidar do meu filho
  • Cozinhar
  • Ser professora
  • Guardar segredos
  • Fazer bolos
  • Organizar eventos
  • Fazer amigos
7 características pessoais
  • Ser amiga do meu amigo
  • Meiga e carinhosa
  • Sorridente
  • Alegre
  • Positiva (mas tem dias e o cansaço não ajuda nada)
  • Ser boa esposa e companheira
  • Teimosa
7 coisas que adoro
  • O meu filho (AMO INCONDICIONALMENTE)
  • O meu marido
  • A minha familia
  • Ver series na TV (que já não faço tanto como gostaria)
  • Passear à beira mar
  • Ir ao cinema (desde que o Rafa nasceu que não vou)
  • Passar fins de semana fora
7 coisas que não gosto
  • Mentira e falsidade
  • Inveja
  • Dizer mal dos outros pelas costas
  • Grelos
  • Do cheiro do tabaco
  • Café
  • Que o V. não ajude nas tarefas de casa (a culpa é da minha sogra que não o habituou agora está dificil!)
7 blogues


A surpresa do papá

E o papá telefonou a dizer que tinha uma surpresa para nós. E eu disse se era uma boa ou má surpresa. E ele disse muiiiiiiiito boa! E o que é? Como foi trabalhar para Viana do Castelo, passou no natário e trouxe as famosas bolas de berlim que são absolutamente divinais!

Ai que até me cresce água na boca!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Da má noticia... e as boas também!

Resolvi a partir de agora que sempre que algo não esteja tão bem tem de ser compensado com algo de bom!

Por isso a má noticia é que o Rafa está novamente doente. Farta, fartinha, cheia de ver o meu filho doente, de lhe dar medicação!!! Desta vez na noite de 3ª o Rafa chorava muito, nada o consolava e passava a vida a mexer na orelha. Tendo em conta que há 2 semanas atrás estava com os mesmo sintomas pensei que fosse otite. Não tinha febre mas resolvi ligar ao pediatra. O pediatra perguntou se ele tem o nariz obstruído e que possivelmente teria liquido nos ouvidos o que lhe causava desconforto. Para lhe darmos Nurofen (brufen ele não gosta) de 8h em 8h. Lá lhe dei o nurofen mas passadas quase 4horas ele estava desesperado, então resolvi dar-lhe o benuron intercalado com o nurofen. E de fui fazendo assim ,ele a chorar e eu a tentar remediar a situação. Levo-o ao infantário porque não tinha ninguém que ficasse com ele e ele também não tinha febre. Como saía às 13:30 da escola e o deixei lá às 10:30, ele ficava lá só um bocado e depois ia logo buscá-lo. Ligo às 11:30 para ver como ele está. Elas dizem que ele está bem, que não tinha comido o normal, mas não tinha febre. Às 12:06 tenho uma chamada do infantário (eu só vi por volta das 13h mas estava numa aula). Quando saio ligo e dizem que ele tem febre. Ligo para o pediatra que me diz para ir ao consultório dele para ele o avaliar. E lá fomos nós à noite e diagnóstico: liquido nos ouvidos. Eu disse logo que se fosse possível não queria dar antibiótico, afinal ele tinha acabado à 1 semana um. O pediatra disse que não devia de ser necessário, para continuar com o nurofen e benuron e aguardar por 6ªf.

Hoje está comigo em casa e está bastante melhor. Não tem febre, dormir bastante melhor (andava de rastos)! Deitamo-nos às 23h (saímos tarde da consulta), acordou às 3:40 dei-lhe de mamar+ biberão+ nurofen e dormiu depois até às 9:45! YUPIIIII!! Consegui dormir mais de 4horas seguidas... claro que me levantei às 8:30 mas porque já não conseguia dormir mais!

As boas noticias é o rápido desenvolvimento do Rafa e todos os dias me apresenta com algo novo. As novidades são a nível linguístico e relacionados com a imitação dos animais:
  • Diz "pe" que quer dizer "piu piu"
  • Diz "me" que quer dizer "mu"
E claro deixou-me dormir mais do que 4 horas seguidas. 

Feliz Dia da Mulher!

Feliz Dia da Mulher para todas!

Porque somos Supermulheres, porque somos mães, esposas, amantes, companheiras, porque somos multitarefas, porque pensamos muitas vezes com o coração, porque sabemos o que é o amor incondicional, porque somos capazes de gerar vida dentro de nós... Enfim porque somos MULHERES e não trocaria este meu estatuto por nada deste mundo.




quarta-feira, 7 de março de 2012

Finalmente já andamos!!

Finalmente uma excelente noticia!! Após 13 meses, 1 semana e 5 dias, após tantos receios, tantos medos, eis que o menino Rafa já corre a casa todo sozinho. yuuuupiiii!

Fiquei tão feliz como quando ele nasceu. Significa que o meu bebé já é um menino. Já não precisa tanto de mim e está a crescer dentro dos parâmetros normais! Começou na 2ªfeira na casa da minha mãe mas fazia apenas alguns trajetos maiores do que o habitual. Ontem em minha casa percorreu tudo e mais alguma coisa sem medos, sem nos pedir a mão, sempre atrás da bola e não se calava com a bola. Amei este momento... Obrigada filho pelo momento feliz que me proporcionaste ontem.

Agora esta mensagem vai ser só sobre esta grande noticia. As más noticias ficam para outra mensagem :)

terça-feira, 6 de março de 2012

Há dias assim...

(imagem retirada da internet)

em que nos sentimos em baixo, deprimidas, cansadas, derrotadas... mas isso passa. Amanhã é outro dia!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ai bate o pé, bate o pé!

Umas das brincadeiras favoritas do Rafinha, para além da bola que é a sua perdição, é andarmos atrás dele e dizer "Queres ver!!". Quando faço isso, geralmente bato com os pés no chão a fingir que vou atrás dele e ele, maluquinho como ele é, corre todo torto sempre agarrado às nossas mãos ou então aos móveis. Já anda de um lado para outro mas sempre em pequenos trajectos, mas aos poucos já está a perder o medo.

Ontem, mais um vez ao fazer esta brincadeira, batia com os pés no chão e menino Rafa ria-se que nem um perdido e fazia o mesmo! Batia também com os pés no chão e ainda se ria mais. O pai ainda tentou filmar, mas ele mal vê a câmara para! 

Foi mesmo um Domingo passado só em brincadeiras que o Rafinha nem sequer queria ir dormir ehehhe!

Nota-se que acabou o antibiótico

Eu tenho andado muito constipada, com tosse (principalmente à noite) e com muitos espirros! E claro que o Rafinha também ficou assim... nota-se que acabou o antibiótico. Dá cada espirro que sai tanta ranhoca eheheh, mas melhor assim do que ficar lá dentro. Continuo a dar óleo de fígado de bacalhau e geleia real mas com sabor a laranja (que ele não gosta nada, mas toma com muita brincadeira à mistura!). Disseram-me para dar 3x ao dia se ele tivesse mais doentinho e 2x nos outros dias. Só que como ele não gosta nada e como estava bem só lhe dava 1x por dia. Ontem já dei 2x e vou continuar a dar 2x a ver se ele não piora! 

Óleo de Fígado de Bacalhau com Geleia Real Plus (xarope)

sexta-feira, 2 de março de 2012

Rear facing vs forward facing

Eu sempre tive a certeza que o Rafinha, na sua próxima cadeira, iria em RF. É muito mais seguro para eles, estão muito mais protegido em termos de embate. Mas se tivesse alguma dúvida este video iria ajudar na minha escolha.

Abraço

Abraço... (É mesmo isto que estou a precisar, de um miminho, de colinho...)

É demonstração de afecto
Carinho e muito amor
É saudade e lágrima
Mas também o calor

Abraço é amar
É querer aconchego
É sentir um amigo
Com todo o seu apego

Podemos abraçar
Uma causa uma pessoa
Abraço é abraço
É cingir e cercar
É não sentir espaço

Abraçar uma causa
É o que nos faz sentir
Que quem luta acredita
E nunca deve desistir

Abraçar uma criança
Transmitir-lhe carinho
É dizer-lhe com os braços
Que nunca estará sozinho

Abraçar um amigo
Com toda a fraternidade
E como dizer estou aqui!
Para a toda a eternidade

Abraçar um amor
Com toda a compreensão
É desatar todos os nós
E fazer um laço de união

Vamos assim abraçar
Uma criança, uma causa
Um amigo e o nosso amor?
Custa tão pouco abraçar... Acreditem não dá dor!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Consulta de ginecologista

Hoje fui a uma consulta de ginecologia, não com a minha GO, porque essa consulta de "revisão" está marcada para dia 13 de Março. 

Pesaram-me, e ainda faltam 2kg para chegar ao peso antes de engravidar, mas como ainda estou a amamentar continuo a comer tudo meio-gordo. Tenho a certeza que começar a comer as coisas magras, volto rápido ao peso inicial. 

Pior do que o peso foi ter a tensão alta... eu sempre tive tendência para as tensões altas, afinal todos na minha família mais próxima são hipertensos. Mas eu já andava a sentir que algo não estava bem, as dores de cabeça ( que raramente sinto) e o cansaço eram mais do que o normal. Ultimamente a minha vida não tem sido fácil (não que tenha acontecido uma desgraça) mas são pequenas coisas que vão acontecendo que me vão derrotando, parece mesmo que não tenho um momento em que posso dizer que está tudo bem. E eu tento por tudo para não ir abaixo, mas nem sempre é facil. Daí andar mais stressada e por consequência as tensões andarem a mil. Só o facto de saber que me vão medir as tensões já fico stressada eheh!

Bem de qualquer forma sai de lá com o diagnóstico de candidiase (Arre!!). Saio da consulta e vou à farmácia e quando me dizem que tenho de pagar 44€ de medicação (fonix!!!) até me passei. A Dra. passou  todos os medicamentos não comparticipados! Ficou mais caro os medicamentos do que a consulta...

Melhores dias virão... espero eu!

Chupa, chupa, chupa no.... chupa!

No aniversário da prima Mónica, deram um chupa ao Rafa. Ele ainda não tinha experimentado e até nem devia de ter deixado experimentar, mas algum dia teria de ser. De qualquer forma, e fiquei bastante admirada porque ele nem gosta muito de doces, começou por pôr um pouco da língua e lambeu. Como gostou, pô-lo todo na boca. 

Às tantas começou a partilhá-lo comigo e como eu o rodei para chupar, ele depois fez exactamente o mesmo. E como também não é invejoso oferecia a toda a gente!