Lilypie Third Birthday tickers

Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Fraldas reutilizáveis

Numa das sessões do curso de preparação para o parto falaram-nos das fraldas reutilizáveis. Eu estava um pouco reticente e só pensava no trabalho que isso me ia dar. O V. sempre foi a favor de utilizarmos essas fraldas.

Então quando o Rafinha tinha 1 mês, resolvemos ir à loja Ecological kids e no meio de tanta escolha lá trouxemos um pack com 12 fraldas de marcas diferentes para pudermos experimentar. Cada uma das fraldas trazia 2 absorventes. Compramos ainda toalhitas reutilizáveis. Lavei tudo muito bem lavadinho e pus a secar. Estava ansiosa por começar a experimentar. E na primeira vez que utilizei o Rafa ficou todo molhadinho do xixi!! Bem... pensei que tivesse sido eu a colocar mal e experimentei outra. Novamente ficou molhado e isto em Fevereiro naqueles dias de frio... uma grande chatice! Para além do frio que estava e ter de o despir todo, o Rafa não chorava porque estava molhado, portanto só dava conta quando lhe ia mudar a fralda. Disse logo ao V. que tinha sido um erro termos comprado aquelas fraldas, que não funcionavam, etc!!

Mas confesso que agora estou completamente rendida e até já fui comprar mais no fim de semana passado. A partir dos 2 meses tentei novamente utilizá-las, mas desta vez fiz o que uma funcionária de outra loja me aconselhou a fazer: lavá-las umas 5 ou 6 vezes sem as utilizar. Até o podia fazer sem as pôr a secar, fazendo as lavagens seguidas. E assim o fiz e não é que resultou!! Depois só tive de ter mais atenção naquelas fraldas que mais resultavam com o Rafa. As que eu escolhi são da marca Bumgenius e Blueberry. Tanto umas como as outras aguentam a noite toda. E tem cores e modelos girissimos!!


Alguns conselhos que eu deixo ficar aqui sobre as fraldas:
  • Lavar algumas vezes antes de as utilizar, porque a maioria dos absorventes são em microfibra e quanto mais lavarmos mais absorvem. Neste segundo pack que comprei foi o que fiz e funcionaram logo na primeira utilização;
  • Lavar com detergente em pó e sem lixivias ou outros detergentes liquidos (são mais concentrados e podem estragar o absorvente);
  • Podem ir à maquina de secar (Inverno). Agora com este tempo secam logo no próprio dia.
  • Quando a fralda tem cócó eu deixo logo de molho numa bacia com sabão rosa, assim quando fizer o programa da máquina para lavar não tem de fazer pré-lavagem. Mas se por acaso ainda ficar com alguma mancha deixo a corar ao sol ou à chuva.
Agora só utilizo fraldas reutilizáveis. Cá em casa tenho um saco grande que é impermeavel da parte de dentro para colocar as fraldas e neutralizar o odor. Depois para saidas tenho um saco mais pequeno que leva até 4 fraldas. Para além das fraldas também utilizo toalhinhas reutilizaveis. São super macias e não tem os quimicos que as outras têm. Não quer dizer que não utilize as outras mas tento evitar ao máximo. Era o que dizia a enfermeira: se usamos as toalhinhas para limpar nódoas imaginem os quimicos que elas têm. Esta toalhinha também são optimas para limpar o nariz. Já utilizei em mim quando estava com as minhas crises de rinite e não fiquei com o nariz todo vermelho como quando limpava com o lenço de papel. 

Com o calor que tem estado o Rafinha adora estar só com a fralda. Não fica o máximo??

4 comentários:

PussinBoots disse...

Olá, comprei um pack de 20 pelo e-bay, também são tudo em um como as bumgenius, mas da marca babyland - uma amiga minha usa no bebé dela e recomendou-me.O exterior é impermeável e o interior parece polar, o fecho é em velcro e são ajustáveis ao tamanho do bebé dos 3 aos 15 kg., depois há um absorvente em microfibra para cada fralda. Espero ter feito uma boa compra. Mas ainda bem que estás a dar a dica das lavagens porque só as lavei uma vez e com detergente líquido (ecológico, bem fraquinho). Já agora, se não for chatear muito, coloco umas dúvidas:
1. Lavas a quantos graus?
2. As fraldas não são muito quentes? É que acho o interior das minhas quente, mas não sei se será assim para o bebé na prática.
3. Nos primeiros tempos não dão para usar, pois não? É que não estou a ver como é que as posso dobrar de modo a não magoarem a zona do cordão umbilical.
4. Usas aquelas folhas de papel absorvente para os cocós, ou achas desnecessário?
Bjs

Em busca do sonho disse...

Ola. A Lara como está? Espero que esteja tudo bem.

O detergente convém mesmo ser em pó. Eu utilizei o Skip baby mas pode ser qualquer um desde que seja hipoalergénico. Quanto à tua escolha acho que fizeste bem. Só te vou dizer que na minha opinião as fraldas de mola são melhores dos que as de velcro mais tarde porque quando eles começarem a gatinhar, sentar, andar a fralda pode dobrar e eles ficarem com a barriga em cima do velcro e também o velcro pode perder a aderência com a utilização. Tenho uma que o velcro já não fecha muito bem. Desta vez comprei a maioria com molas mas também comprei com velcro. Comprei de velcro porque se adapta melhor agora com estes meses. Portanto há vantagens e desvantagens na utilização das duas e por isso tenho de ambas.

Quanto às tuas questões:

1. Lavas a quantos graus?
Eu faço uma lavagem normal a 30 graus num porgrama que lava em 1h20m. Quando lavei pela primeira vez fiz dois programas destes. As restantes vezes lavei num programa rapido, a 30 graus na mesma, e só coloquei detergente na primeira lavagem. Depois foi só com água.

2. As fraldas não são muito quentes? É que acho o interior das minhas quente, mas não sei se será assim para o bebé na prática.
As fraldas não são quentes. Absorvem bem o xixi e o cócó que é liquido ate eles começarem a comer sólidos. Se pensares que as fraldas descartáveis são de plástico aquecem muito mais. E já experimentei nestes dias em que esteve muito calor e não tive problemas. Quero mesmo é que venham aqueles dias mesmo quente para ele andar só de fralda. Ficam tão giros!

3. Nos primeiros tempos não dão para usar, pois não? É que não estou a ver como é que as posso dobrar de modo a não magoarem a zona do cordão umbilical.
Nos primeiros tempos esquece... pelo menos na minha opinião. Eu começei a usar quando o Rafa tinha 1 mÊs e estive quase a desistir. Eles são muito pequenos, há muitas fugas de xixi e eles ficam todos molhados. Depois tens de estar a mudar tudo...body, babygrow, etc. Mas também depende do peso deles. O Rafa nasceu com 3015kg. Com um mês tinha 1 kg a mais e mesmo assim não funcionou. É como te digo comigo só começou a funcionar a partir do 2º mês e dpois das lavagens todas.

4. Usas aquelas folhas de papel absorvente para os cocós, ou achas desnecessário?
As minhas fraldas não levam esse papel absorvente. O próprio tecido da fralda já absorve bastante. Segundo a funcionária da loja o papel que se coloca entre a fralda e o bebé não se deve utilizar pois a Organização Mundial de Saúde não aconselha a utilização nem o contacto de papel com a pele sensivel do bebé. Embora esse papel seja biodegradável têm dioxinas cancerisnas. Aliás essa é uma das razões porque as fraldas descartáveis são desaconselhadas.

Espero ter ajudado.
bjs

PussinBoots disse...

Obrigada pelos esclarecimentos, já é uma boa ajuda :)
A Lara está bem, mexe-se imenso e está pesadita!
Bjinhos para ti e o Rafa

Doce Espera disse...

Quando eu tiver meu bebezinho vou tentar sim!!!

Bjokas

Enviar um comentário